Os Princípios Orientadores, Fundamentais e Operacionais, estão definidos na Declaração Internacional, Código de Prática e Participação Reciproca, o qual todos os programas nacionais, subscrevem.
Declaração Internacional (Artº Um) O conceito do programa do Award, é de um desafio individual. Apresenta aos jovens um programa equilibrado e não competitivo de actividades voluntárias, que encorajam a descoberta pessoal e crescimento, auto-suficiência, perseverança, responsabilidade para consigo e serviço à comunidade.
Princípios Fundamentais (Artº Dois)
- O critério para alcançar um Award é o de aperfeiçoamento individual através da persistência e realização, de acordo com as capacidades iniciais e sem qualquer elemento de competição entre participantes.
- Participação é inteiramente voluntária e o participante individual tem total liberdade de escolha na selecção das opções de actividades localmente disponíveis, para as quatro secções.
- Não existe discriminação contra a participação de participantes, baseadas no sexo, raça, religião e filiação política.
Princípios Operacionais (Artº Três)
- Participantes devem ter mais de 13 anos e até 24 anos, para participarem no Award
- A estrutura básica do Award, consiste em quatro secções obrigatórias; Recreação física, Talentos, Serviço Voluntário e Jornadas de Aventura.
- Existem Três níveis do Award: Bronze (para aqueles com mais de 13 anos de idade), Prata (para aqueles com 15 anos ou mais), e Ouro para aqueles com 16 anos).
- Os períodos mínimos de participação para entrada directas para se qualificarem para alcançar um Award são: 6 meses para Bronze, 12 meses para Prata e 18 meses para Ouro.
- A nível Ouro, participantes devem realizar um Projecto Residencial Ouro.
Código de Prática (Artº Quatro)
- Manter os parâmetros médios de prática operacional como aconselhados pelo “The Duke of Edinburgh’s International Award Association”.
- Gerir o Programa do Award de uma forma justa e imparcial em todos os aspectos
- Certificar-se que o programa do Award está disponível e acessível a todos os jovens com as idades apropriadas sem olhar a sexo, raça, religião, filiação política ou outra circunstância pessoal.
Participação Reciproca (Artº Quinto) Todos os programas do “Award” nacionais concordam de acordo com a lei nacional em vigor e sempre que possível, permitir aos participantes de outro Programa nacional a participar no Award, validar e reconhecer as realizações alcançadas e registadas por outro Programa Nacional (Autoridade Nacional do Award).
Princípios Orientadores
Não competitivo | Voluntário | Equilibrado | Realização Pessoal | Formação/Não um Prémio | Disponível para todos | Flexível | Progressivo | Divertido | Resistência/Não de velocidade.