Notícias
O Prémio é tão actual nos tempos modernos como o foi na altura da sua fundação. Atrevo-me a dizer, mais necessário do que nunca, para fazer a diferença numa formação global.
Gostaria de deixar um desafio para os jovens das próximas décadas, que ousem ser menos egoístas e materialistas, e mais preocupados com o próximo, o ambiente, o desperdício a todos os níveis, tenham mais compreensão pelo outro, novo ou idoso. Que as próximas gerações de jovens sejam jovens de Valor e com Valores, deixando assim uma marca nas comunidades por onde passam.
Uma palavra de apreço a todos os Voluntários que nos permitiram chegar até aqui. Bem hajam!
A todas as Escolas, Colégios, Universidades e Instituições que acreditaram no Prémio, para que continuem a aceitar este grande desafio em prol de uma Juventude mais bem formada civicamente!
A todos os jovens que passaram pelo Prémio, que este tenha sido um capítulo divertido nas vossas vidas e que muito tenham aprendido, fazendo.
Faço votos para que o Prémio se prepare para mais algumas décadas e que continue a tocar a vida de todos os jovens que assim o desejarem.
Um agradecimento especial a todas as Direcções do Prémio que nos ajudaram igualmente a chegar até aqui.
Bem-haja a todos!
Dom Duarte de Bragança
(Fundador em Portugal e Presidente de Honra)
Tive a oportunidade de começar numa fase estável financeiramente e onde não se vislumbravam sinais de crise. Tudo era mais fácil, não havia preocupações financeiras nem constrangimentos.
Em 2008, ano em que o Prémio comemorou 20 anos, fomos os anfitriões da 8ª Conferência Regional EMAS (Europa, Mediterrâneo e Países Árabes) que se realizou no Estoril e que foi um sucesso.
Ano em que se disponibilizou a mais de 250 jovens a nível nacional a presença em aventuras e projectos residenciais a bordo do Navio Escola Crioula e ainda uma presença internacional, novamente a bordo do Crioula na Regata dos Tallships em Itália.
Os anos a seguir foram de uma forte crise que abanou profundamente a nossa Instituição, conseguimos sobreviver e saímos da mesma mais fortes.
Entreguei milhares de Prémios ao longo destes anos, viajei alguns quilómetros para apoiar o Prémio de Norte a Sul e ainda fui diversas vezes à Ilha da Madeira.
Em 2017, organizámos a 10ª Conferência Regional EMAS, (Europa, Mediterrâneo e Países Árabes) na Madeira, novamente com muito sucesso.
Tenho assistido a um grande crescimento do Prémio a nível nacional após a crise, a uma profissionalização das estruturas do Prémio, à adopção de novas tecnologias, a novos desafios e confesso estar satisfeito e orgulhoso de tudo o que alcançámos.
Um ano após a comemoração dos 30 anos, regressaremos ao Porto, cidade onde tudo começou em 1988, para o relançamento dos “Amigos do Prémio”.
Em nome de toda a família Prémio, um agradecimento a todos os voluntários, por fazerem parte da nossa história.
A todos os jovens que passaram pelo nosso programa, espero que façam bom uso das competências adquiridas e que as amizades que fizeram, perdurem pelas vossas vidas…
Um forte agradecimento a SAR o Senhor Dom Duarte de Bragança, pela sua visão e preocupação pela formação integral da Juventude Portuguesa, tão actual nos tempos modernos.
Dr. Miguel Horta e Costa
(Presidente)
A cerimónia, contou com a presença de S. A. R. Dom Duarte de Bragança, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Paulo Cafôfo e da Vereadora da Educação, Dra. Madalena Nunes, para além dos muitos convidados.
O Palácio de Valenças, em Sintra, recebeu a cerimónia de entrega dos Prémios, nível Bronze e Prata a um grupo de alunos da Escola Secundária Ferreira Dias. A Monitora dos Jovens, Prof. Helena Freitas, destacou a importância da experiência “fora do âmbito da sala de aula na promoção do espírito de entreajuda e de grupo, permitindo testar as capacidades de orientação, de sobrevivência e de encontrar soluções para os obstáculos com que se deparam”.Simbolicamente, a cerimónia traduz o reconhecimento do trabalho dos alunos no desenvolvimento das competências essenciais para as vidas destes, tais como persistência, compromisso, iniciativa, responsabilidade e desenvolvimento pessoal e social.
A cerimónia, contou com a presença de S. A. R. Dom Duarte de Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Eng.º Basílio Horta e do Dr. Miguel Horta e Costa, Presidente da Direcção da Associação do Prémio Infante D. Henrique, para além dos muitos convidados.
Janeiro de 2018 realizou-se na Quinta do Arrife, da Casa Pia de Lisboa, nova formação para avaliadores.
Participaram cerca de 20 potenciais avaliadores, desde Professores, escuteiros, um técnico de um parque natural do Funchal e ainda um agente da PSP. Existe um défice de Avaliadores a nível nacional e como tal são necessárias mais formações nesta área.
Realizou-se em Maio deste ano, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, (ISEL) nova formação para novos Monitores, de maneira a permitir uma expansão sustentável, indo ao encontro da procura e de forma a cumprir os requisitos da licença para os estabelecimentos de ensino. Participaram 28 formandos.
A apreciação global foi muito positiva, com mais de 75% dos participantes a considerarem-se “Satisfeitos” ou “Muito satisfeitos”.
“Os conteúdos do curso estavam excelentes, muito bem explicados “e “Muito importante, para a missão de um monitor” foram apenas dois dos comentários recebidos na apreciação dos conteúdos do Curso.
Um ano em que foi promovida a utilização da plataforma internacional (ORB), em que se disponibilizou o filme animado internacional sobre o “Award” Prémio, de muita boa qualidade e se assistiu no final do ano à campanha internacional do “WORLD READY”.
A todos os Voluntários, Monitores, Avaliadores e Formadores, um grande agradecimento em nome de toda a família Prémio. Bem hajam!
A todas as entidades, Escolas, Instituições e outros os nossos agradecimentos por mais um ano de apoio.
A todos os que nos apoiaram durante o ano:
- Auroka
- Centro de Informação Geoespacial do Exército
- Cision
- Grupo Pestana
- KPMG
- Morais Leitao
- Olisipo
- Pedra Amarela Campo Base
Bem hajam.
Esta Newsletter passará a ter uma periocidade semestral, esperamos incluir nos próximos nºs histórias contadas pelos Monitores.
Política de Privacidade