Organograma do Prémio

Unidades Operacionais necessitam de uma licença para funcionar com o Prémio.
(Escolas, Colégios, e Universidades, etc).

Coordenador de Núcleo
O que coordena o Núcleo existente numa Autarquia e faz a ponte com os Monitores e as Unidades Operacionais.

Monitor
Está no terreno com os jovens. Divulga o Programa, aconselha e orienta os jovens. Faz a ligação com a Estrutura Nacional ou Concelhia, se esta existe. É o elo de ligação com os Núcleos ou sede nacional – Responsável pelo Programa na Escola. Os Monitores são essencialmente professores ou animadores sociais.

Instrutor ou Treinador
É aquele que pertence a uma Instituição onde o jovem desenvolve a actividade. Aquele que orienta o jovem nas actividades (instituições) Ex. Bombeiros / AMI.

Avaliador de aventura e Projecto Residencial
Aquele que está presente nas aventuras e no Projecto Residencial, faz a avaliação da actividade e é responsável pelo desenrolar da actividade. Os Avaliadores são sobretudo escuteiros, militares ou professores de desporto.

Na Prática
Qualquer jovem desde que tenha idade e por exemplo seja “Escuteiro” ou esteja a desenvolver alguma das 4 secções pode contabilizar para o Prémio, desde que se inscreva e que a actividade desenvolvida seja feita dentro dos requisitos exigidos. Esta é a forma de serem reconhecidos, que de outro modo não seriam.

Quando terminam o nível Bronze, Prata e ou Ouro, são propostos para receberem um “Prémio” simbólico, que consta de uma medalha e um certificado do nível que terminaram.

​Todos os jovens podem atingir o Prémio desde que cumpram os requisitos mínimos para cada nível.